Um
professor universitário sugeriu a seus alunos que escrevessem o nome
“Jesus” num pedaço de papel e pisassem sobre ele, como parte de um
exercício sobre debates durante uma aula de Comunicação Intercultural.
Entretanto, um dos alunos se recusou a fazer o que havia sido pedido
pelo professor e foi suspenso pela direção da Florida Atlantic
University.
O estudante que se recusou a pisar no nome de Jesus é um mórmon, e
disse que se sentiu desrespeitado: “Eu não vou ficar sentado em uma
classe para ter meus direitos religiosos profanados, e como eu estou
sendo punido, vejo realmente dessa forma”, disse Ryan Rotela.
Já o professor Deandre Poole alegou que estava tentando ensinar aos
alunos uma “lição de debate”, e que isso seria uma forma de forçar os
alunos a enxergarem outras perspectivas.
A diretora da universidade afirmou à Fox News que “como em qualquer
lição acadêmica, o exercício foi feito para incentivar os alunos a ver
as questões a partir de muitas perspectivas, em relação direta com os
objetivos do curso”, e que “apesar de, por vezes, os temas discutidos
podem ser sensíveis, um ambiente universitário é um espaço para diálogo e
debate”, afirmou Noemi Marin.
Suspenso, Rotela no entanto se mantém criticando a iniciativa: “Eu
disse para o professor: ‘com todo o respeito à sua autoridade como
professor, eu não acredito que o que você nos disse para fazer seja
apropriado. Eu acredito que foi pouco profissional e eu estava
profundamente ofendido com o que você me disse para fazer’”, revelou o
estudante.
A universidade e o professor Poole defendem-se ainda citando que o
exercício é proposto pelo material didático usado nas aulas, e faz parte
do livro “Comunicação Intercultural: Uma Abordagem Contextual. Edição
5″, que trata o exercício como o princípio de uma discussão: “Peça aos
alunos para se levantar e colocar o papel no chão, na frente deles com o
nome Jesus para cima. Peça aos alunos para pensar sobre isso por um
momento. Depois de um breve período de silêncio instrua-os para a etapa
no papel. Maioria hesitará. Pergunte por que eles não podem pisar no
papel e discuta a importância dos símbolos na cultura”, diz o texto.
Paul Kengor, diretor executivo do Centro para a Visão e Valores
afirmou que essa lição é um exemplo direto de como a sociedade secular
tem o cristianismo como um alvo: “Estes são os novos discípulos
seculares da ‘diversidade’ e ‘tolerância’- jargões vazios que fazem os
liberais e progressistas se sentirem bem, enquanto eles muitas vezes se
recusam a tolerar e às vezes até tomar de assalto as crenças cristãs
tradicionais e conservadoras”, criticou.
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